terça-feira, março 22, 2011


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Pense Nisso!!

Postado por Prof. Renato Ribeiro - 22/03/2011.

quinta-feira, março 17, 2011


Atenção Alunos!!


Estão disponíveis na página de Horários as datas de Provas do 1º Bimestre/2011.


 Confiram e Preparem-se!!

Postado por Prof. Renato Ribeiro - 14/03/2011.

terça-feira, março 15, 2011

NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO 


15 de março: dia de trabalho coletivo integrado e simultâneo nas escolas estaduais


As escolas da rede pública estadual realizam na próxima terça-feira, 15, o primeiro dia de trabalho coletivo integrado e simultâneo em todo o Estado, conforme determinação do Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados da Secretaria de Estado da Educação. Nesse dia, gestores, coordenadores, professores e demais servidores, estudantes e pais de todas as unidades farão uma análise profunda da realidade escolar, propondo planos de ações para sanar as dificuldades e/ou corrigir os rumos do processo de ensino e aprendizagem.
A partir deste ano letivo, os dias de trabalho coletivo vão ocorrer sempre em dia útil, de terça a quinta-feira, durante os três turnos com o intuito de integrar toda a comunidade escolar. As datas para o trabalho coletivo nos próximos meses serão definidas e divulgadas às escolas pelo Núcleo de Reforma da Secretaria da Educação.

Para que seja considerado dia letivo, a reunião de trabalho coletivo das escolas deverá ter a participaçao de pais e de estudantes, conforme a Resolução 194/2005 do Conselho Estadual de Educação. Nesse primeiro dia de trabalho integrado em rede, as reuniões deverão ser registradas em ata e assinadas por todos os participantes. O documento terá que ser enviado até o dia seguinte da reunião às subsecretarias, que as encaminharão, por sua vez, à Secretaria da Educação.

A unificação das datas e a reorientação do trabalho coletivo na rede estadual de educação são medidas que visam fortalecer a prática do planejamento e da auto-avaliação escolar, integrar a comunidade à vida da escola e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na rede estadual. Tudo isso se insere no plano inicial de melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem das escolas estaduais.

Pauta

Com os resultados da avaliação diagnóstica - realizada no último dia 3 março com cerca de 170 mil alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio - em mãos, as escolas deverão elaborar um plano de ação específico para sanar as dificuldades dos estudantes. O Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados, em conjunto com as superintendências de Ensino Fundamental e Ensino Médio, enviou às subsecretarias e às escolas orientações para a realização do trabalho coletivo.
Fonte: SEE-GO - 15/03/2011

Postado por Prof. Renato Ribeiro - 15/03/2011

sexta-feira, março 11, 2011


Estamos há 1 ano no ar!!


Confira nossa Trajetória no último Ano!



Quase 4000 acessos!!


Obrigado a todos que nos acompanham e continuem conferindo nossas novidades!

Postado por Prof. Renato Ribeiro - 11/03/2011

quinta-feira, março 10, 2011

Será???



Vestibular da Universidade da Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de poema de Camões: 

'Amor é fogo que arde 
sem se ver, 
é ferida que dói e não se sente, 
é um contentamento descontente, 
dor que desatina sem doer '. 

Uma vestibulanda de 16 anos deu a sua interpretação : 

'Ah, Camões!, se vivesses hoje em dia, 
tomavas uns antipiréticos, 
uns quantos analgésicos 
e Prozac para a depressão. 
Compravas um computador, 
consultavas a Internet 
e descobririas que essas dores que sentias, 
esses calores que te abrasavam, 
essas mudanças de humor repentinas, 
esses desatinos sem nexo, 
não eram feridas de amor, 
mas somente falta de sexo !' 

A Vestibulanda ganhou nota DEZ: pela originalidade, pela estruturação dos versos, das rimas insinuantes, e também foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era apenas falta de mulher!


Texto indicado pelo Profº Hélio Barros

segunda-feira, março 07, 2011

Mulher...

Um Dia após ter feito vários animais e plantas, Deus criou um ser semelhante a ele. Pôs-lhe o nome de varão, mais ele se sentia muito só, então Deus lhe deu uma companheira, uma varoa, uma mulher tirada da costela, para andar junto, lado a lado. 

Infelizmente, muitos não crêem nisso, e a mulher às vezes se torna um ser insignificante, dispensável, e o desejo do primeiro homem em ter uma companheira se perdeu.

Ao analisarmos como é o ser chamado mulher, iremos perceber que ela é:
  • Sensível e delicada como uma flor, mas protetora como um espinho.
  • É Amável e meiga como uma criança, mas resistente como uma rocha.
  • É Alegre e compreensiva, mas feroz como um leão.
  • Às vezes age como um cordeiro indefeso e às vezes se torna um lobo devorador.
Mas, acima de tudo, a mulher foi feita como uma obra – prima inspirada com muito amor pelo grande criador, por isso ela precisa ser estimada e amada para que ela realmente seja uma companheira e faça realmente o papel para o qual foi criada.


Feliz Dia da Mulher


Uma Mensagem da Profª Adriana Belesk a todas as mulheres...

sexta-feira, março 04, 2011


Bom Feriado a Todos!!!


Postado por Prof. Renato Ribeiro - 03/03/2011