Normas

Normas Disciplinares


São direitos dos alunos:

1 – Conhecer os programas de ensino que operacionalizam o currículo pleno de seu curso;
2 – Recorrer às autoridades escolares quando se julgar prejudicado;
3 – Ser respeitado e tratado com urbanidade e equidade;
4 – Ter sua individualidade respeitada pela comunidade escolar, sem discriminação de qualquer natureza;
5 – Participação das atividades escolares sociais, cívicas e recreativas destinadas à sua formação;
6 – Receber todas as avaliações e trabalhos escolares corrigidos com as respectivas notas, critérios utilizados na correção, bem como ser informado de seus erros e acertos;
7 – Ser orientado em suas dificuldades;
8 – Ser ouvido em suas queixas ou reclamações.

São Deveres do Aluno:

1 – Cumprir o regimento Escolar e demais normas que regem o Ensino;
2 – Desempenhar com responsabilidade todas as atividades escolares em que sua participação for exigida;
3 – Abster-se de atos que perturbem a ordem, a moral, e os bons costumes ou importem em desacato às leis, às autoridades constituídas quando no desempenho de suas funções;
4 – Conservação e manutenção do prédio, mobiliário, equipamentos e outros materiais de uso coletivo;
5 – Higiene e limpeza das instalações;
6 – Comunicar à direção o seu afastamento temporário por motivo de doença ou outros, mediante documento comprobatório;
7 - Tratar com civilidade os colegas, professores e demais empregados da Unidade Escolar;
8 – Zelar pelo bom nome da Instituição, procurando honrá-la com adequado comportamento social e conduta irrepreensível, concorrendo sempre, onde quer se encontre, para elevação de seu próprio nome e da Unidade escolar.

Não é Permitido ao Aluno:

1 – Entrar em classe ou sair dela sem permissão do professor;
2 – Ocupar-se durante a aula de qualquer atividade que não lhe seja alusiva;
3 – Promover, sem autorização da Direção, coletas e subscrições dentro ou fora da Unidade Escolar;
4 – Promover festas ou comemorações sem prévia autorização da direção;
5 – Convidar pessoas alheias a entrar na Unidade Escolar ou salas de aula;
6 – Promover algazarra, brigas e distúrbios nas imediações, corredores, nos pátios e noutras dependências da U.E.
7 – Trazer material estranho às atividades escolares como: telefones celulares, máquinas fotográficas, MP3, MP4, MP5, aparelhos eletrônicos, principalmente os que impliquem risco à saúde e a vida, Tais como: armas de fogo, facas, canivetes, estiletes e outros;
8 – Promover ou participar de movimento de hostilidade ou desprestígio à U.E., ao seu pessoal e as autoridades constituídas;
9 - Fumar qualquer tipo de cigarro, charuto e afins no ambiente escolar;
10 – Ausentar-se do estabelecimento de ensino sem autorização da coordenação disciplinar pedagógica ou Direção;
11 – Apresentar qualquer maneira ostensiva de namoro dentro da escola e nas imediações.


Normas de Convivência::

Para que tenhamos na escola um ambiente agradável e produtivo, lembre-se das seguintes recomendações:

· O Uso do uniforme é obrigatório;
· Seja ciente de seus próprios valores e respeite os de seus colegas;
· Aprenda a “Sacrificar” algumas horas de lazer para estudar mais um pouco. No futuro você não se arrependerá;
· Veja no seu professor uma pessoa mais experiente e capaz de orientá-lo;
· Tenha comportamento adequado nas salas e dependências do colégio;
· Procure participar ativamente de todo processo ensino-aprendizagem;
· Colabore com o professor para que se tenha um ambiente satisfatório na sala de aula;
· Evite extravagâncias na aparência, na forma de se vestir e de se comportar;
· Não faça uso particular de celular ou qualquer aparelho em sala de aula;
· Observe os horários de entrada: a tolerância é de 15 minutos;
· Evite brincadeiras que ofendam os colegas;
· Melhore seu vocabulário, abandone os palavrões;
· Quando errar, procure retratar-se com a pessoa em questão apresentando desculpas e mudança de comportamento;
· Compartilhe sua alegria com as pessoas que te rodeiam.

Postado por Prof. Renato Ribeiro - 18/02/2011