segunda-feira, agosto 30, 2010


PROJETO "SAÚDE: MENTE E CORPO"

O CEJA Prof. Elias Chadud está desenvolvendo neste 1º Bimestre do semestre letivo em curso o Projeto “Saúde: Mente e Corpo”. Neste Projeto buscamos colocar em prática a interdisciplinaridade, abordando tal tema em todas as áreas e/ou disciplinas de estudo e envolvendo toda comunidade escolar de forma a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Veja abaixo um texto de um especialista no assunto que enfoca a necessidade e a importância de trabalharmos tal Projeto junto à nossa Comunidade escolar:

“Muito se tem falado sobre as causas psicológicas e/ou emocionais de problemas de saúde e de problemas físicos. Quer dizer, muitas vezes temos ou sofremos um mal físico qualquer e sua causa é na verdade um problema psicológico ou uma tensão emocional. Muitas vezes as pessoas acham isso muito estranho, não entendem direito ou mesmo acham que isso é uma outra forma de dizer que é “frescura”, que a pessoa não tem nada sério e está somente fazendo carnaval a troco de nada. Hoje em dia, essa é uma idéia realmente atrasada. Antigamente, havia uma separação clara entre mente e corpo. Segundo essa idéia, algo que acontecia no corpo era uma coisa totalmente isolada do que acontecia na mente e vice-versa. Não haveria como uma coisa “passar” para o outro lado, nem em um, nem em outro sentido.

Um sentimento não poderia afetar o físico... um sentimento era um substantivo abstrato e o corpo um substantivo concreto. Pertenciam a mundos diferentes!!! Não dava prá uma coisa afetar a outra. Até hoje tem muita gente que pensa assim...



Mas, precisamos deixar de pensar, porque não há como separar mente de corpo e um influencia muito o outro. E nossa saúde depende de uma boa integração mente-corpo. Não há como pensar em uma boa saúde, se não pensarmos em uma avaliação conjunta de nossa vida!

Assim sendo, a “mente” é uma parte integrada no conjunto todo do organismo e qualquer coisa que afete uma parte, afeta a outra. É como um relógio, não dá prá tirar fora uma engrenagem e o resto continuar como está... o que acontece com qualquer peça vai afetar todo o conjunto!!!”
João Paulo Correia Lima - Psicólogo

Em breve estaremos divulgando as atividades realizadas e os resultados obtidos com esse Projeto!

Fique de olho!!!


Postado por Prof. Renato Ribeiro - 30/08/2010
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário