quinta-feira, maio 05, 2011

PROJETO:



"UM RESGATE DE NOSSAS HISTÓRIAS"

Neste 2º Bimestre o CEJA Prof. Elias Chadud desenvolverá mais um Projeto Interdisciplinar que envolverá toda a Comunidade Escolar, com exposição de resultados prevista para o próximo mês de Junho. Confira as sugestões de trabalho dentro de cada área:

Objetivo: Promover um resgate da história das diferentes áreas nas quais atuamos, buscando traçar um paralelo entre o passado e o presente, o antigo e o moderno.

Língua Portuguesa – Mudanças ortográficas, meios de se comunicar: da carta ao email; neologismos, gírias, linguagem culta e popular; evolução literária;

Matemática: dos jogos matemáticos às grandes calculadoras cientificas; o surgimento dos números até a utilização na informática. 

Física – da simples observação da natureza a aplicação do conhecimento da Física na construção de grandes máquinas. 

Química – da “descoberta” do fogo (conservação de alimentos, cerâmica, vidro, metalurgia) e da alquimia ao desenvolvimento de milagrosos medicamentos atuais; os elementos químicos; 

Ciências e Biologia – Da origem da vida (várias teorias) ao homem evoluído: o que o homem é capaz de fazer para melhorar sua qualidade de vida, buscando até mesmo a imortalidade. 

História – O passado e o presente em diferentes aspectos; dar ênfase no comércio: “Feira do Troca”. 

Geografia – O povoamento das diferentes regiões brasileiras desde a criação do Brasil até hoje; a distribuição do espaço geográfico antigo e atual (número de estados, regiões); O panorama rural e urbano ao longo do tempo; meios de transporte; entre outros. 

Ed. Religiosa, Filosofia e Sociologia – As religiões antigas e atuais; os dilemas do homem antigo e moderno; a figura do homem na sociedade antiga e atual. 

Artes – das pinturas rupestres à Arte Moderna e Contemporânea: as diferentes expressões da arte ao longo da história: danças (Ênfase na Quadrilha e Festa Junina), pinturas e outras manifestações artísticas; 


Inglês – a incorporação da língua inglesa ao nosso cotidiano pelo advento da globalização e da informatização do mundo: produtos que o “mundo todo” consome, gírias ou vocábulos utilizados pela informática que já são incorporados à nossa comunicação. 

Ed. Física – Dos movimentos corporais do Homem primitivo (caça, pesca, lutas. Guerras e competições) ao desenvolvimento de várias modalidades que melhoram a qualidade de vida do homem (Educação física e Saúde); a evolução das grandes competições esportivas ao longo do tempo; 

OBSERVAÇÃO: Os tópicos aqui apresentados são apenas sugestões para se trabalhar o Projeto. Cada área é livre para delimitar assuntos para serem trabalhados, desde que se busque um “resgate” da história dessa área, traçando um paralelo entre o antigo e o atual. 

Festa Junina / Quadrilha – Todos deverão colaborar na medida do possível, ajudando na seleção dos dançarinos e no dia da exposição nas barraquinhas, vendendo comidas típicas. 




A área de História ficará responsável por organizar este evento que se dará no mesmo dia da exposição dos demais trabalhos, de forma que se resgatem as diferentes práticas do comércio realizadas pelo homem. Porém, TODOS DEVERÃO AJUDAR acerca da busca de materiais e/ou objetos que possam ser “trocados” durante a feira. Qualquer tipo de material ou objeto (utilizando o bom senso!!!) poderá ser exposto na Feira para ser “trocado”. Objetos novos também poderão ser utilizados, desde que sejam APENAS trocados, não sendo permitido qualquer tipo de venda que se utilize dinheiro, pois dessa forma estaríamos descaracterizando a Feira! 

GUIA PARA PARTICIPAR DA FEIRA DE TROCA 

O que é necessário para participar de uma feira de troca: 

· Determinação para mudar hábitos de consumo; 

· Reconhecer os itens que podem ser trocados e selecionar aqueles que estão em boas condições; 

· Disponibilizar nossos serviços com valor da troca pautado pela necessidade mútua e não pelo mercado vigente; 

· Cooperação, generosidade, paciência e muita diversão. 

· Comparecer no local e na data marcados com os itens, serviços e objetos disponíveis; 

· Procurar um lugar para expor seus produtos ou serviços. 

· Dê preferência para a TROCA DIRETA, ou seja, procure na feira o que você necessita e ofereça seu produto/serviço em troca. Negocie, use a criatividade, divirta-se! 

· A comissão da feira se compromete a arrumar o local para feira, receber os expositores e fazer o desmonte da feira. 

· A comissão da feira estará sempre identificada para ajudar o expositor a entender melhor o processo sugerido numa feira de troca. 

· A comissão da feira não se responsabiliza pela qualidade dos produtos/serviços oferecidos. 

· É de total responsabilidade do expositor a qualidade e funcionamento do item oferecido. 


É PROIBIDO: 

· Circular dinheiro na feira de trocas. 

· Circular cigarros e bebidas alcoólicas. 

· Inflacionar produtos/serviços. 

· Circular produtos piratas, em mau funcionamento, estragados, ou com conteúdos eróticos. A origem do produto é de responsabilidade do expositor. 

· Trocar animais vivos e mortos. 

· Crianças até 12 anos poderão participar com a presença dos pais. 

· Adolescentes poderão participar com autorização dos pais ou responsáveis.

CONFIRA EM BREVE OS RESULTADOS DE MAIS ESSE PROJETO!!!

Postado por Prof. Renato Ribeiro - 05/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário