terça-feira, setembro 06, 2011


Governo de Goiás anuncia diretrizes do "Pacto Pela Educação"

Plano contém 25 ações de impacto divididas em cinco eixos principais
O governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, apresentaram, nesta segunda-feira, as diretrizes da reforma educacional para o estado de Goiás, também chamada de "Pacto Pela Educação". São cinco eixos norteadores com 25 propostas para mudar o ensino e o aprendizado nas escolas e fazer com que Goiás seja referência em Educação para o restante do país (veja no final deste texto). 

Este avanço na qualidade da Educação, porém, só ocorrerá se toda a sociedade se unir num grande pacto, destacou o secretário Thiago Peixoto. "Todo governo que quis mudar a educação, o fez por meio de um pacto social. A partir da próxima semana percorreremos as 38 subsecretarias regionais para apresentar este plano, ouvir sugestões e ter validada a reforma que o estado tanto necessita", disse. 

Dentro dos cinco pilares que sustentam a reforma, foram propostas 25 ações que fazem do plano, segundo declarou o secretário da Educação algo abrangente e consistente. Ele lembrou que Goiás tem sido superado por outros estados nas avaliações do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Inep/MEC). Além disso, reforçou que, segundo relatórios do próprio Ministério da Educação, apenas 8,9% dos alunos que terminam o Ensino Médio têm domínio do conhecimento básico de Matemática e apenas 27%, de Língua Portuguesa. 

"É essa realidade que queremos mudar, porque atrás de cada um desses números está o cidadão que perdeu, nas nossas escolas, a oportunidade de se preparar para o trabalho e para a vida", disse o secretário. O grande desafio, de acordo com Thiago Peixoto, é fazer da educação de Goiás uma área altamente eficiente e que sirva, por sua solidez e abrangência, de modelo para outros estados. O governador Marconi Perillo lembrou que a educação precisa de mais recursos e que nesse momento o estado discute com o Congresso Nacional e a União formas de aumentar os investimentos para a educação. 

A proposta de reforma educacional contém iniciativas que já estão sendo desenvolvidas e outras inovadoras, mas, todas serão submetidas à discussão nas subsecretarias regionais de todo o estado, iniciativa que ganhou o nome de "Caravana dos 100 dias". O objetivo é debater as diretrizes da reforma educacional com professores, gestores, alunos e comunidade. Além da caravana, a Secretaria realizará seminários com especialistas e representantes da rede para aprofundar temas como o do Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e o Plano de Carreira do Magistério, entre outros. 

Nessa jornada, segundo Thiago Peixoto, a Secretaria da Educação trabalhará em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e com outras instituições públicas e privadas, no sentido de vencer os grandes desafios da educação no estado. É preciso, de acordo com ele, o apoio de todos. O governador Marconi Perillo corroborou a afirmação do secretário: "O governo está fazendo tudo o que pode para garantir uma melhor educação para todos, mas é importante que todos apóiem o plano de reforma da Secretaria". 

Conheça os cinco pilares e as 25 ações do "Pacto Pela Educação" 

1 - Valorizar e fortalecer o profissional da educação 

1 – Valorização da carreira profissional da educação 
2 – Escola de Formação de Professores 
3 – Academia de Lideranças 
4 – Residência Educacional 

2 – Adotar práticas de ensino de alto impacto no aprendizado do aluno 

5 – Aprofundamento do currículo 
6 – Tutoria pedagógica 
7 – Educação em Tempo Integral 
8 – Novo Ensino Médio 
9 – Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante 
10 – Rede de Colaboração 
11 – Investimento em Soluções de TI para o Aprendizado 

3 – Reduzir significativamente a desigualdade educacional 

12 – Programa de suporte às escolas vulneráveis 
13 – Redução da distorção idade-série 
14 – Redução da evasão e reprovação 
15 – Apoio às diversidades 

4 – Estruturar sistema de reconhecimento e remuneração por mérito 

16 – Idego – Índice de Desenvolvimento da Educação Goiana 
17 – Bônus para os Servidores 
18 – Prêmio Escola 
19 – Poupança Aluno 
20 – Prêmio “Educadores do ano” 

5 – Realizar profunda reforma na gestão e na infraestrutura da rede estadual de ensino 

21 – Integração com os municípios 
22 – Excelência em infraestrutura 
23 – Otimização de gastos 
24 – Excelência em gestão 
25 – Escola Modelo e Comunidade 

Goiânia, 5 de setembro de 2011.

Fonte: SEE-GO
Postado por Prof. Renato Ribeiro - 06/09/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário