sexta-feira, janeiro 20, 2012


Leitura: A informação, o homem e as tecnologias.

A informação desde sempre necessita de um emissor e de um receptor para ser disseminada. Para a autora do artigo “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano”, Lúcia Santaella, a informação pode ser disseminada baseada em 6 categorias: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital.


Ela deixa claro que o surgimento de uma cultura não exclui a anterior, de forma que todas elas coexistem atualmente, interagindo entre si, de forma que um jornal escrito, por exemplo, deve considerar a presença da TV, do rádio, da internet, entre outras mídias, para levar sua informação. Cada uma tem seu diferencial e seu público-alvo. Geralmente o que há de mais recente predomina na transmissão de uma informação, sem, contudo excluir por completo os elementos da comunicação considerados ultrapassados. Não importa o meio (mídia) que a informação é disseminada, e sim o conteúdo dessa informação, a mensagem em si. Não existe Mídia sem a Informação! Cada nova mídia “inventada” ou “reinventada” tem a capacidade de mudar o meio social e cultural na qual é inserida. 


Apesar de vivermos ainda “conectados” a todas as categorias de cultura cumulativamente, estamos viajando mais na era da Cultura Digital, onde a informação pode ser “maquiada” e adaptada para diferentes olhares. Um fotógrafo, ao fotografar uma imagem qualquer, pode selecionar ângulos específicos ou manipulá-la de acordo com as expectativas do receptor, de forma que muitas vezes estamos recebendo algo irreal, longe da realidade da imagem original. A informação tornou-se algo dinâmico e manipulável, que viaja e se propaga numa rapidez incalculável e torna-se ingênuo menosprezar o impacto sociocultural e econômico que as diferentes culturas da informação provocam na sociedade. O planeta encolhe cada vez mais e o acesso à informação, real, virtual ou manipulada, está ali, ao alcance da mão, em um “click”, tornando o homem uma figura evoluída frente a este mundo tecnológico, tornando-se parte da tecnologia e da informação. Quem viver verá! 


Leia o artigo completo:


Postado por Prof. Renato Ribeiro - 20/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário